Assinala-se esta segunda feira, [12.02.2024] o entrudo, também designado por Carnaval, efeméride considerada a festa mais popular, realizada em diversas partes do mundo, que tem a sua origem na Idade Média.
Tradicionalmente, o Carnaval tem como mote a ideia de subversão da ordem, na qual as coisas deixam de ser como são, para, temporariamente, assumirem seu inverso.
Apesar de ser uma festa bastante secularizada, o Carnaval, na forma como o conhecemos, surgiu como uma celebração cristã em que todas essas celebrações pagãs, com muitas festas, bebedeiras e outros tipos de prazeres, eram condenadas pela Igreja. Assim, a Igreja resolveu condensá-las em um período do ano que antecedesse a Quaresma.
De toda forma, a posição do Carnaval, realizado antes da Quaresma, é algo proposital estipulado pela Igreja, como uma forma de separação entre o movimento de celebração e o de seriedade religiosa.
Em Angola, a festa do Carnaval é sem dúvidas, uma das maiores manifestações considerada a festa do povo.
Realizada todos os anos na Nova Marginal de Luanda, contagiante, cheia de tradição, cores e muita dança, o entrudo, é uma oportunidade para os grupos carnavalescos mostrarem o que sabem fazer incluindo o público infantil, no qual crianças brincam e dançam.
Na edição do ano de 2023, o União Recreativo do Kilamba foi o vencedor, na classe A, no âmbito das preparações da maior festa de manifestação cultural, que é o Carnaval de Luanda.